Postagens populares

segunda-feira, 28 de março de 2011

BEIJA FLOR- HOMEM DE MULTIPLAS FACETAS

GERALDO FERNANDES
Cantor, Compositor, Poeta, Comunicador e Educador  Ambientalista
geraldobfernandes.blogspot.com
CONTATO PARA SHOW:,(65) 9225 9072 begin_of_the_skype_highlighting            (65) 9225 9072      end_of_the_skype_highlighting (31) 8546-0146 begin_of_the_skype_highlighting            (31) 8546-0146      end_of_the_skype_highlighting
(31)9444-7255 begin_of_the_skype_highlighting            (31)9444-7255      ,end_of_the_skype_highlighting




SUA MÚSICA EM  DESTAQUE NACIONAL:

Em 1989 faz sua primeira apresentação solo no TEATRO DA UFMG, onde mais tarde em  1997, participa de um festival e  recebe o prêmio “REVELAÇÃO MUSICAL” DA  UFMG, presenteado com  um lindo troféu da Diretoria Cultural da Universidade, pelas mãos da professora de música Maria Ligia (UFMG).

Em 1997 passa a fazer parte da banda MAGIA D’ ALMA, composta por: Beija Flor e Regina (vocal); Cristiano (percussão); Orlando (flauta transversal); Roberto (violino) e Joel Gomes (craviola) e se apresentam em festivais pelo interior de Minas Gerais.

Na busca por inspirações e divulgação de seu trabalho, em andanças pelo Brasil, o músico conhece a cidade de Chapada dos Guimarães/MT (cidade turística) de deslumbrante beleza cênica e de uma paz imensurável que  juntamente com Minas passa a ser mais um porto seguro e sua musa inspiradora.

Em 1992 morando Chapada dos Guimarães passa a fazer parte da vida cultural, não só dessa cidade como da capital Cuiabá e municípios vizinhos, apresentando se em festivais, rodeios, formaturas, shopping, bares, restaurantes e hotéis fazendas.

Em 1996 grava com recursos próprios seu primeiro CD “AS ESTAÇÕES DE AMAR”.
Em agosto de 2001 apresenta-se no XVII FESTIVAL DE INVERNO DE CHAPADA DOS GUIMARÃES, dividindo o palco com Ivan Lins, Almir Sater, Rick e Rener, Gil (Banda Beijo), presenteando-lhes com artesanato local e entregando uma de suas composições a Almir Sater.

Em 2002 compõe o samba enredo “UNIDOS DO SÃO SEBASTIÃO” animando milhares de pessoas no carnaval chapadense.

No final de 2002 apresenta-se no TRICENTENÁRIO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO.
Em 2003  dá início a comemoração de  seus 15 anos de carreira e volta à Minas para divulgar seu
trabalho.

Apresenta-se em 2003 no XIX FESTIVAL DE INVERNO DE CHAPADA DOS GUIMARÃES com Jair Rodrigues, Pepé e Neném e Banda Terra. Destaque para a música “RAIOS DE PAZ” acompanhado por Bené (percussão) e as artistas infantis: Júlia, Talia, Anelise, e Priscila.

Em 2004 sua música o forró AGARRADIM N’OCÊ, alcança as primeiras paradas de sucesso na Rádio Natureza AM 760 de Chapada dos Guimarães.

Em 2004 comemora 15 ANOS DE CARREIRA na Pizzaria Oásis em Santa Bárbara (MG).

De volta a Mato Grosso em 2005, trabalha na capital na busca de gravar seu terceiro CD, uma tentativa frustrante, no calor escaldante de Cuiabá.

Compõe em 1991 a música Agatha tema do filme: A ILUSÃO DE UMA IDADE, do cineasta Edmundo de Souza.
Faz apresentação musical, na comemoração dos 17 ANOS DE CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE CHAPADA DO GUIMARÃES.

Apresenta-se no I, II e III FESTIVAL DE CINEMA FEMININO em Chapada dos Guimarães – “TUDO SOBRE MULHERES”

Dá início em 2009 a gravação do seu terceiro CD “CAMPONÊS SIDERAL”, COMEMORANDO SEUS VINTE ANOS DE CARREIRA. 

Em janeiro de 2010 reencontra sua PRIMA IRMÃ PAULA FERNADES em Show no Montana na Savassi (BH) e entrega a ela fotos da infância em Sete Lagoas.
A música está presente em sua família





primeiro disco da prima Paula Fernandes - Acervo do Beija Flor


Foto no sítio do avô Nelson  em Sete Lagoas ( Beija Flor, Paula Fernandes e Oswaldo Fernandes)

Participa em 2010 do XXVI FESTIVAL DE INVERNO DE CAHAPADA DOS GUIMARÃES.  
Em 21/08/2010 vence em PRIMEIRO LUGAR O FESTIVAL DA CANÇÃO DE CHAPADA DOS GUIMARÃES, no quesito compositor profissional, com a música     ”CAMPONÊS SIDERAL”,
acompanhado por André Balbino (viola caipira), Mizel (acordeom) e Pingüim (percussão).





DESTAQUE INTERNACIONAL:

Em 2001 faz turnê em PORTUGAL divulgando seu CD em vários estabelecimentos culturais, suas músicas passam a tocar diariamente na RÁDIO FM LEZÍRIA DE LISBOA e se globalizam através da Rádio  KOFU FM (Japão) e da Sociedade Teuto Brasileira na Alemanha.

Ainda em Portugal dá início ao seu segundo CD em parceria com o músico IRAN COSTA, de renome internacional, vencedor de vários prêmios entre eles o de Platina Duplo.

A rede GLOBO DA AMAZÔNIA - AMAZON SAT (AM) selecionou sua música PASSARINHO DE METAL como trilha sonora (por mais de dez anos) da vinheta de divulgação das riquezas naturais da Amazônia, exibida para toda a América Latina.



 O POETA:

Sem dúvida Chapada dos Guimarães foi a musa inspiradora para seus poemas, fluíram de sua origem mineira, como cachoeiras e rios que correm certeiros seus caminhos e nos enchem de admiração impulsionando a criação.

O PASSARINHO

Eu venho de um pé de serra
Onde a água é boa
Mais a água é muito boa
O amigo, esse é fiel!
Lá tem uma estradinha
Meio incerta
Que quando eu me lembro
O coração aperta
E o olhar se perde
No infinito azul do céu
Tem sempre uma casinha
Na beira da estrada
Com a porta escancarada
Alguém lá dentro no fogão de lenha
Vai te convidar
- Vamos chegá!
Pr’um  um café, pr’um armoço, pr’um um jantá
Não precisa senha muito menos desse tal de crachá
E se a prosa do viajante tive agradando
Pode ir ficando
Tem lugar pra pousá
Foi lá que aprendi
A dar valor a essas coisas
Tão pequenas, que a gente tanto ama
É e por isso que eu vivo
Assim tão feliz
Sobre o calor das graças
Tão serenas de minha senhora Santana
Foi lá que eu aprendi
Que deus é fonte
Que nunca seca
É terra sempre fértil
Em sua presença
Em qualquer época
Eu posso plantar
Foi lá que eu aprendi
Meus cateretê, umas moda de viola
Agora pra você
Eu peço licença
Que o Beija Flor vai cantar...
 

O COMUNICADOR E ANIMADOR:

Faz show musical (01/12/2001) para CONFRATERNIZAÇÃO DA TERCEIRA IDADE realizado pela Associação Comunitária do Bairro São Sebastião em Chapada

Anima  em (19 e 20)/11/2001 o I ENCONTRO DE COOPERATIVISMO realizado pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapada

Foi locutor do programa “SEMENTES DA TERRA” da Rádio Chapada FM.

Em 2009 atua como ORGANIZADOR, APRESENTADOR E ANIMADOR do carnaval
chapadense.


O POLÍTICO:

Eleito em 2006 é eleito PRESIDENTE DO CONSELHO DE CULTURA de Chapada dos Guimarães, na esperança de fomentar e revitalizar a cultura local.
Participa como Jurado do IX Festival da Canção Universitária em 23/05/97, promoção ASSUFEMG

Em 2008 atua como LOCUTOR E COMUNICADOR DE COMÍCIOS da campanha política PACTO POR CHAPADA e com sucesso ajuda a eleger seu candidato.

De volta ao Brasil cria a Caravana SEMENTES DA TERRA, visando o intercâmbio cultural entre artistas municipais, uma parceria prática e econômica para fortalecer a cultura mato-grossense.

Em 2009 é reeleito PRESIDENTE DO CONSELHO DE CULTURA de Chapada dos Guimarães, com planos de gestão de implantar melhorias tais como: A Casa dos Conselhos, transporte para os conselheiros, promover o Primeiro Encontro dos Conselhos Municipais em Chapada e fundar a Associação dos Músicos  Chapadenses. Entregou ao governador do estado de Mato Grosso Silval Barbosa um documento onde reivindica investimentos para o Conselho e classe artística.

Participa do planejamento e organização das programações de eventos que fomentam a cultura e o turismo local

Em 17/03/2010 recebe de  autoridades políticas, junto aos demais presidentes de conselhos, a PRIMEIRA  CASA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CHAPADA DOS GUIAMARÃES DE MATO GROSSO.


O AMBIENTALÍSTA:

                                               Seu fiel e amado cão Jango
Como todo cidadão consciente que se sensibiliza pelos problemas de sua cidade, Beija Flor faz o curso: COMBATE E CONTROLE DE INCÊNDIOS FLORESTAIS NO IBAMA e torna-se BRIGADISTA passando a fazer parte da corporação. Por vários anos atua no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, no controle e combate a incêndios, orientando e palestrando para turistas e no controle e proteção da fauna e flora do parque.





O EDUCADOR:
 

Participou do Projeto Interagindo e Transformando – Módulo: Temas Transversais, em 23/04/2003, como Palestrante do SESC de Minas Gerais.

Se tornou um grande parceiro da Secretaria Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães e de escolas em Minas Gerais, principalmente em Belo Horizonte a Escola Estadual Francisca Alves, onde estudou o primário.
Sempre presente nos encontros pedagógicos, atividades e eventos da educação  animando e levando um pouco de cultura aos educadores, alunos e participantes.

De 2007 a 2009 elabora e executa o PROJETO INFANTIL CRIANÇART com o objetivo de despertar nas crianças a sensibilidade e a inteligência musical, oferecendo oficinas musicais nas escolas com material reciclável e produções (construção) que valorizam a natureza e as boas virtudes humanas
Apresentação: Beija Flor e suas Crianças -  Projeto Criançart.



Batas do Projeto CRIANÇART, pintadas pelas crianças do projeto




Beija Flor  apresentando com o Criançart

]
Participou em 2009 do curso MEIO AMBIENTE E CIDADANIA, oferecido pelo SENAC.

Participou da capacitação “QUEBRANDO PARADIGMAS E FORMANDO NOVOS HORIZONTES”, oferecido pela Secretaria Municipal de Chapada dos Guimarães.
Recebe em 25/11/2010 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA/MT o CERTIFICADO DE EDUCADOR AMBIENTAL.

Em 2011 recebe o título de CIDADÃO CHAPADENSE, juntamente com cantora Teté Espindola  através do Vereador Chaves, méritos pelo seu trabalho voluntário (por mais de 10 anos) nas escolas.


O ESPORTISTA:

Desde jovem é influenciado a prática esportiva através da Escola de Educação Física da UFMG, onde sua mãe era funcionária. Dedicou-se a várias práticas como: natação, atletismo, futsal, capoeira, onde mais atuou foi no futebol, recebendo vários títulos entre eles o de CAMPEÃO INVICTO PELO VASCO da cidade de Esmeraldas. No Atlético Mineiro teve como técnico o glorioso Telê Santana.




O ESCRITOR:
 

Como era de se esperar de um artista completo como Beija Flor que vive de forma intensa e participativa, ele esta escrevendo um LIVRO, dando destaque para o linguajar regional, o folclóre e integrando culturas.

3 comentários:

Geraldo Fernandes disse...

Bom gente vou começar a fazer os comntários...rsrsrrs, já que vcs estão tímidos, tem muito texto e falta música ...pode deixar eu vou acrescentar tudo isso, tenham um pouquinho de calma tá?!

Unknown disse...

Eu adorei, deixa essa humildade de lado a gente sabe bem que não é fácil agradar gregos e troianos, e que vc tem pouco tempo. Querido vou te dizer uma coisa isso tudo é só um lustre no brilhante!!! Logo vamos te ver pelo Brasil a fora fazendo muito sucesso. Bjos!

Estela Boscov disse...

Gê Fernandes dia 10 vamos todos lá ver sua prima Paula Fernandes, pensar que hoje ela é destaque nacional e vc passou anos falando e divulgando ela...sempre com o primeiro LP da Paulinha nas mãos de rádio em rádio, as pessoas olhavam e diziam - não conheço! Hoje todos sabem que vc estava certo!! Parabéns vcs são ótimos. Espero que ela saiba disso e acredite em vc com a mesma garra que vc sempre acreditou e a divulgou. Valeu Fernandes!!!